Você PRECISA desses livros para ensinar e aprender matemática!

Tempo de leitura: 6 minutos

Que professora não gosta de passear em uma boa livraria ou espairecer os pensamentos em uma velha biblioteca?

Não importa se você “nasceu” amando os livros ou se você se tornou uma leitora apaixonada com o decorrer dos anos. Fato é que a literatura adequada ainda impacta e transforma vidas!

Por isso, separamos alguns dos grandes títulos que são utilizados no MAP (clique aqui e conheça o nosso curso de Matemática na Prática), para você se apoiar e embasar o ensino da matemática em suas turmas.

  1. Nunes, T. & Bryant, P. (1997). Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Médicas.

Esse livro é referência no ensino de matemática. Ele nos faz questionar como estamos ensinando os números para as nossas crianças e o que precisamos saber para ensinar as crianças a pensarem matematicamente. Sem dúvida alguma, é um dos clássicos literários do nosso país que não pode faltar na sua bibliografia.

2. NUNES, Terezinha et al. Educação matemática: volume 1: números e operações numéricas. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

Nesse livro, são abordados os conceitos matemáticos de forma mais geral. Por isso, é adequado para se trabalhar com qualquer faixa etária. Apesar de ser um livro mais antigo e mais caro, vale cada centavo do seu investimento.

3. Nunes, Terezinha; Schliemann, Analucia Dias; Carraher, David William (1986). Na Vida Dez, Na Escola Zero. São Paulo: Editora Cortez.

Mais um livro da grande professora Terezinha Nunes que, em 2017, recebeu o prêmio Hans Freudenthal da Comissão Internacional de Instrução Matemática.

Em “Na Vida Dez, Na Escola Zero”, a matemática é analisada do ponto de vista da vivência prática de crianças e adultos que conseguem resolver problemas do cotidiano que sequer aprenderam na escola. É o estudo contextualizado dos números como função social.

4. KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação com escolares de 4 a 6 anos. 39 ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2012.

Um livro que apresenta uma visão lúdica da teoria de Piaget sobre as relações entre criança e número. O autor aborda o assunto de uma forma bem prática para aplicação em sala de aula.

5. KAMII, Constance; DECLARK, Georgia. Reinventando a aritmética: implicações da teoria de Piaget. Campinas: Papirus, 1997.

Mais uma vez, busca-se, através da teoria de Piaget, distinguir como as crianças identificam os conceitos numéricos. Interessante para compreender que o conhecimento lógico matemático é adquirido pelas relações do dia a dia e indicando habilidades e competências que o professor de matemática deve adquirir ao longo de sua formação, como o raciocínio lógico, a postura crítica e a capacidade de resolver problemas.

6. KAMII, Constance; JOSEPH, Linda Leslie. Crianças pequenas continuam reinventando a aritmética. Tradução Vinicius Figueira. 2. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2005. (372.72 K23c) Curso de Matemática.

Uma nova edição que apresenta algumas revisões importantes em seu conteúdo, cuja base é a construção interna utilizada pelas crianças para aprender aritmética.

7. RANGEL, Ana Cristina Souza. Educação matemática e a construção do número pela criança: uma experiência em diferentes contextos sócio-econômicos. Artes Médicas, 1992.

Obra que traz a importância da educação matemática estar alinhada e comprometida com o desenvolvimento das estruturas do pensamento infantil.

8. MARINCEK, Vania; CAVALCANTI, Zélia (Coord.). Aprender matemática resolvendo problemas. Porto Alegre: Artmed, 2001. (Cadernos da Escola da Vila. Volume 5).

Será que a resolução de problemas vem desempenhado o seu verdadeiro papel no ensino? Ou tem sido apenas uma aplicação automática dos números no papel? Nesse livro, o saber matemático é construído dotado de significados e, totalmente, ligado às necessidades da vida.

9. SMOLE, K.S; DINIZ, M.I.; CANDIDO, P. Cadernos do Mathema Jogos de Matemática.1. Artmed: Porto Alegre, 2000.

Aqui, também se explora o potencial do ensino de problemas para introduzir conceitos matemáticos. Possui muito material para trabalhar em sala de aula e mostrar que a matemática pode ser divertida.

10. GOLBERT, Clarissa S. Novos rumos na aprendizagem da matemática. Porto Alegre: Mediação, 2002.

Um livro que chama a atenção sobre a necessidade de se provocar e estimular as crianças para compreenderem os conceitos matemáticos com várias propostas de jogos!

11. SMOLE, Kátia Stocco., DINIZ, Maria Ignez (org.). Materiais manipulativos para o ensino do Sistema de Numeração Decimal (Volume 1 – Coleção Mathemoteca). São Paulo: Edições Mathema. 2012.

Esse é o primeiro volume de uma série de seis obras que são verdadeiros tesouros como materiais de apoio para qualquer professor de matemática que queira aperfeiçoar sua didática e sua metodologia.

12. GIGANTE, Ana Maria B.; SANTOS, Mônica Bertoni dos. Práticas pedagógicas em matemática: espaço, tempo e corporeidade. Erechim: Edelbra, 2012.

Livro que traz sugestões práticas para ensinar um fazer matemático fundamentado na construção coletiva, no lúdico e no ler e escrever.

13. BERT, Marjorie. Academia de ginástica cerebral para crianças. Editora Matrix, 2018.

Não se trata de um livro, mas uma caixinha repleta de desafios para exercitar a mente infantil, utilizando-se a neurociência aplicada à educação. Desenvolve conceitos matemáticos, de avaliação da memória e raciocínios de forma muito divertida!

14. Em nossa última dica, trazemos alguns livros de literatura infantil que abordam o universo matemático como pano de fundo:

  • A Visão do Pavão – Caio Riter
  • A conta, Jogo de Palavras – Cristina Von
  • Nunca conte com ratinhos – Silvana D’angelo
  • A revolta dos números – Odette De Barros Mott
  • Inventando números – Gianni Rodari
  • A vizinha antipática que sabia matemática – Eliana Martins
  • Os números primos e seus sobrinhos – Gloria Kirinus
  • Zero, pra que te quero? – Claudio Fragata e Elena Del Vento

 

Espero que tenham gostado de todas essas dicas e, aproveitando esse clima de leitura, todos os alunos e seguidores da Clarissa Pereira têm um cupom de desconto de 40% na Editora Edelbra, basta digitar: PEDAG202001CP.

Gostou do conteúdo? Então, curte e compartilha!

Siga @clarissapereirapedagoga nas redes sociais. Lá nós damos dicas todos os dias para deixar a sua prática de sala de aula mais leve e doce.

Grande abraço,

Iara Rodrigues

(Texto redigido por Iara Rodrigues e revisado por Camila Oliveira).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *