Conheça os 07 pilares que garantem um bom planejamento na alfabetização

Tempo de leitura: 2 minutos

Trabalhar com um bom planejamento deveria ser um requisito básico para qualquer professora. Infelizmente, nem sempre é o que acontece.

Dentre outras coisas, o planejamento esclarece o objetivo, o que exatamente será ensinado, a metodologia que será utilizada e a forma de se avaliar e analisar a assimilação dos alunos.

Toda alfabetização começa com um bom planejamento, certo? Mas, como planejar? Ou ainda, qual a forma mais eficiente de fazer esse tal planejamento?

1º PILAR) SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA – para poder se apropriar desse sistema, o aluno precisará aprender como ele funciona. Entretanto, o professor precisa ter sensibilidade para assimilar que a compreensão desse universo se dá em etapas (pré-silábica, silábica, silábica-alfabética e alfabética).

2º PILAR) COMO SE APRENDE A ESCREVER – observe-se que aprender a escrever não é algo estanque, pelo contrário, é um processo que envolve, fundamentalmente, o contato com práticas sociais. As várias informações recebidas no dia a dia influenciam, sobremaneira, o processo de alfabetização.

3º PILAR) CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA – habilidade metalinguística abrangente, que engloba as habilidades de consciência lexical, de rimas e aliterações, silábica e fonêmica.  A consciência fonológica implica uma reflexão da fala, bem como a identificação e a manipulação de unidades da linguagem oral, como palavras, sílabas e fonemas, para que se tornem um objeto de atenção consciente.

4º PILAR) COMO SE APRENDE A LER – está intimamente ligado aos pilares anteriores. Aprender a ler é resultado de um trajeto que inclui uma série de diversos momentos de aprendizado. Geralmente, inicia-se aprendendo formas, nomes e sons. Sendo, as primeiras letras aprendidas, tipicamente, as que formam os nomes de cada estudante.

5º PILAR) PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA – apenas na prática é que o aluno vai ter a oportunidade de vivenciar as suas experiências e demonstrar o conhecimento adquirido em seu processo de formação.

6º PILAR) RESPEITO ÀS DIFERENÇAS DE APRENDIZAGEM – parece simples, mas no ciclo de alfabetização, essa percepção das diferenças tem um grande impacto no processo de construção de identidades e na perspectiva de reconhecimento do outro.

7º PILAR) PLANEJAMENTO propriamente dito – deve englobar e integrar cada um dos pilares acima mencionados. Em decorrência disso, não pode faltar em um bom planejamento na alfabetização: o domínio dos pilares anteriores, a escolha de um disparador/de uma motivação dessa preparação (por exemplo: um texto ou um livro) e a confecção de um banco de palavras (seja cartaz, caderno etc.).

Se você quer um passo a passo para alfabetizar TODOS os seus alunos na prática e se tornar uma professora PROTAGONISTA do seu planejamento, temos um encontro marcado de 26 de abril a 2 de maio na Semana da Alfabetização, um evento 100% on-line e gratuito. Para se inscrever, basta clicar aqui.

Gostou do conteúdo? Então, curte e compartilha!

Siga @clarissapereirapedagoga nas redes sociais. Lá nós damos dicas todos os dias para deixar a sua prática de sala de aula mais leve e doce.

Abraços!
Iara Rodrigues

(Texto redigido por Iara Rodrigues e revisado por Camila Oliveira).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *