Como usar o ábaco?

Tempo de leitura: 3 minutos

O ábaco é um dos materiais concretos para o ensino da matemática que encontramos, facilmente, em livrarias e bazares. Trata-se de um instrumento muito antigo, já utilizado pelos mesopotâmicos, gregos e romanos, antes de Cristo. Com o passar do tempo, outras civilizações também começaram a fazer uso deste material, realizando pequenos ajustes e adaptações; por isso, hoje, temos muitos tipos de ábacos disponíveis, com diferentes formatações. 

Atualmente, o uso do ábaco é mais frequente no oriente, principalmente em países como a China e o Japão. Pesquisas recentes mostraram que, mesmo quando adultos, já tendo se emancipado da necessidade do uso do concreto, as pessoas desses países “fingem” estar manipulando o ábaco enquanto fazem um cálculo mental. Já aqui, no ocidente, nós optamos por utilizar mais frequentemente o material dourado. Ambos os materiais têm como finalidade auxiliar na construção do Sistema de Numeração Decimal, bem como nas quatro operações. 

Por mais que façamos uso, prioritariamente, do material de Montessori, é importante que ofereçamos o ábaco também, afinal de contas, aprendemos neste artigo que utilizar diferentes situações de aprendizagem auxiliam as crianças a desenvolver suas funções cognitivas, bem como escolher as melhores estratégias para si próprias. 

 

Como o ábaco funciona na prática? 

 

Como falamos anteriormente, cada ábaco tem uma formatação diferente. Hoje, o que circula entre as livrarias e bazares, chamamos de “ábaco escolar”. Ele pode ser encontrado na horizontal ou na vertical. Pode ter as peças fixas ou removíveis. Pode ser de madeira, plástico e até confeccionado com materiais recicláveis. Temos alunas do Curso MAP – Matemática na Prática, que fazem seu próprio ábaco!

Para explicarmos como este material funciona, vamos tomar de exemplo o ábaco que temos aqui conosco, adquirido pela nossa Equipe. É um recurso feito de madeira, horizontal, com 4 hastes. A haste mais acima abriga as unidades, a haste debaixo as dezenas, seguida das centenas e das unidades de milhar. Cada uma destas hastes possui 10 argolas de diferentes cores. Cada argola representa o valor absoluto “1”, mas o valor relativo depende da haste onde está posicionada. Nas unidades, cada argola vale um. Nas dezenas, cada uma vale dez. Nas centenas, cem e nas unidades de milhar, mil. 

Começamos sempre com todas as argolas posicionadas na esquerda. Conforme as movemos para a direita, elas vão formando números. Por exemplo, se eu movo duas argolas da dezena e uma da unidade, eu tenho representado o número 21. 

Este recurso ajuda as crianças a construírem a ideia de Sistema de Numeração Decimal, pois é muito funcional para realizar as trocas (a cada dez peças de unidade, trocamos por uma dezena). Também é muito potente para realizar cálculos, inclusive os que exigem transporte. 

Se você se interessa por este material, te convido a assistir uma live GRATUITA, BEM explicativa e cheia de exemplos práticos sobre como ensinar usando o ábacoclicando AQUI. 

 

Gostou do conteúdo? Então, curte e compartilha! 

 

Siga @clarissapereirapedagoga nas redes sociais e acompanhe, diariamente, muitos conteúdos que vão deixar a sua rotina e a sua prática em sala de aula mais leve e doce. 

 

Abraços, 

Professora Camila e Clarissa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *