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Início do ano chegou e MUITAS pessoas têm me feito esta pergunta: como realizar uma avaliação diagnóstica? Então, HOJE, vamos conversar sobre isso. É importante ressaltar que estes “passos” podem ser realizados para qualquer avaliação diagnóstica, seja ela de leitura, escrita, matemática, oralidade, história, ciências e geografia. Para toda e qualquer atividade avaliativa de início de ano letivo, devemos nos fazer o seguinte questionamento norteador:
O QUE EU QUERO QUE O MEU ALUNO APRENDA ESSE ANO?
A partir daí, traçamos objetivos a serem alcançados para cada uma das áreas. A sua escola já deve ter um currículo para cada ano escolar, no qual você pode se basear para montar as suas metas. Se não tem, a Base (BNCC) pode ser um bom norteador para começar (não é perfeita, mas já ajuda!).
Depois das metas traçadas, vamos montar as avaliações diagnósticas. Para isso, precisamos refletir sobre 3 pontos importantes:
1 – O que é avaliação diagnóstica?
Trata-se de situações de aprendizagens (que nem sempre são folhas estruturadas e prontas) onde o professor conseguirá observar “onde estão” os alunos e orientar o seu planejamento, pensando para “onde devem ir”.
2 – Por que avaliar?
Não avaliamos por nada, sem intencionalidade. Os processos avaliativos são importantes para indicar ao educador as competências e habilidades que os alunos já dominam e as que precisam ser desenvolvidas. A partir daí, o professor pode planejar atividades de intervenção mais intencionais para que os alunos avancem.
Também se faz relevante avaliar para traçar o perfil da turma e individual. Já conseguiremos observar alunos que tenham possíveis dificuldades.
3 – Como realizar avaliações diagnósticas?
Existe um “passo a passo” que pode nos ajudar. Apesar dessa dica, é sempre bom lembrar que cada situação é única, e que devemos sempre usar da nossa sensibilidade de professor para fazer adaptações necessárias.
– Pensar nos objetivos: currículo da escola, BNCC, minhas metas para a turma.
– Planejamento: planejar situações de aprendizagem para aplicação dos objetivos, prevendo um período de duração para a avaliação diagnóstica.
– Reflexão: execução do planejamento e registros (podem ser folhas estruturadas, jogos, situações em grupo…)
Mas e aí, como são estas ideias, na prática, para turmas de alfabetização?
Aí vão algumas dicas!
- Letramento: o que é lido/escrito em casa e na escola?
- Leitura e escrita do nome próprio: jogo da memória do nome com a foto, soletrar o nome, formar nome com letras móveis, colocar os nomes em fichas para que a criança reconheça qual é o seu;
- Reconhecimento do alfabeto: rodinha com alfabeto de parede ou de bolso, onde as crianças vão colocar as imagens/objetos na letra correta. No caso do alfabeto de parede, as crianças também podem ajudar a colocar na ordem correta;
- Escrita: através do ditado ou autoditado;
- Leitura: compreensão por meio de ilustrações, reconto de histórias, ordenação de sequência de imagens;
- Consciência fonológica: jogos e sistematização com cartelas (rimas);
- Leitura/decodificação: uso da janelinha/preguicinha.
IMPORTANTE!
NÃO confunda REGISTRO DO DESEMPENHO com PROCESSO AVALIATIVO. O registro é o boletim, as notas, as menções… O processo são as observações, planejamento, ações e reflexões (é um ciclo!).
Encerro com uma bela frase de Morais, Albuquerque e Leal (2009, p.8) que resume este artigo: “precisamos garantir a coerência entre as metas que planejamos, o que ensinamos e o que avaliamos”. Nunca pode ser avaliado algo que não foi ensinado!
Temos uma live inteirinha sobre este assunto aqui e também um material bem completo que você pode baixar aqui.
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Abraço,
Camila
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Olá,
Bom dia!
Me chamo Ana e sou professora de séries iniciais. Atualmente estou aguardando vaga do processo seletivo, para começar a trabalhar.
Mas vi suas postagens no Instagram e além de gostar, comecei te seguir e acompanho diariamente suas postagens, ideias e sugestões que seguem, e estou feliz em ver tanta coisa boa e simples que fazem toda a diferença na sala de aula. Às vezes coisas tão simples de entender, e acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, que passa despercebido na prática diária, no qual você Clarissa deixa tudo mais leve e suave! Vou parando por aqui e deixando o meu abraço. Obrigada por suas dicas e postagens que fazem toda a diferença pra mim…
Att,
Ana Lange
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Olá, Ana, tudo bem?
Seja muito bem-vinda!
Muito obrigada pelo carinho! ❤
Abraços, Martha #EquipeClarissaPereira
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Que bom encontrar Clarissa Pereira!!!