52 dicas para professores e pais enfrentarem a quarentena!

Tempo de leitura: 4 minutos

É, fomos pegos de surpresa! Ninguém esperava por essa… Um vírus, isolamento social, quarentena! Tudo muito rápido. As escolas fechadas e nós, professores e pais, precisando se reinventar! Muitos professores foram solicitados para enviar atividades online e muitos pais estão com os filhos em casa. Hoje, nós queremos te ajudar a manter a calma (sim, vai ficar TUDO BEM) e te dar ideias PRÁTICAS de como passar por esse período.

Vamos lá! Prepare-se para boas 52 dicas para esse período!

Ferramentas úteis:

1) Google Classroom;

2) Formulários do Google para perguntas de múltipla escolha ou dissertativas (você pode fazer interpretações de texto, escrever palavras faltando letras, problemas matemáticos, cálculos… Use a criatividade!);

3) Grupos de Facebook (aqui você e os alunos podem compartilhar atividades, fotos, vídeos…);

4) Outras plataformas digitais (algumas escolas possuem suas próprias plataformas onde podem ser distribuídos os conteúdos);

5) Grave vídeos e áudios com o seu próprio celular. Deste jeito, você poderá explicar atividades e fazer desafios.

 

Aplicativos interessantes:

6) Elefante Letrado;

7) Silabando;

8) Formar palavras – Alfabetização;

9) Ler e contar;

10) 1ª 2ª SÉRIE: MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS;

11) Aplicativos/sites com passatempos, caça-palavras, sudoku e outros jogos digitais.

 

Para fazer sem internet:

12) Fazer placas para identificar as portas dos cômodos da casa;

13) Listar o que tem na casa que usamos para escrever/ler;

14) Ler um livro por prazer;

15) Revisar os cadernos;

16) Registrar o que fez nos três turnos em uma tabela;

17) Mandar links de histórias lidas no YouTube ou digitar as narrativas (sugestões de canais: Carol Levy, Fafá conta histórias, Varal de histórias, Palavra Cantada…);

18) Responder perguntas sobre a história (boa oportunidade para utilizar os formulários do Google!);

19) Desenhar um outro início, meio ou final para a história;

20) Fazer uma releitura da capa do livro;

21) Enviar a foto de um objeto (por exemplo, panela) e pedir que as crianças encontrem outros objetos na casa cujos nomes rimem com o enviado;

22) Fazer uma receita deliciosa e compartilhar a receita, cuidando com a estrutura do gênero (poste uma foto, mande um exemplo!);

23) Pensar em dobrar ou triplicar a receita, reescrevendo as novas quantidades;

24) Escrever uma mensagem para o seu aluno, com perguntas específicas, e solicitar o retorno;

25) Anotar os números que vê na casa, ordenar e escrever de onde tirou cada um deles;

26) Etiquetar objetos da casa;

27) Imaginar que algum idoso mora perto de você e escrever como você poderia ajudá-lo neste período de quarentena;

28) Fazer a experiência do detergente e do prato (veja o vídeo aqui);

29) Fazer um parágrafo contando o que você mais tem sentido falta da escola;

30) Construir um projeto de sucata (escolha algo que vocês estavam trabalhando!);

31) Pedir para que um adulto ensine uma brincadeira da sua época, registrar em foto e em texto;

32) Fazer uma linha do tempo da sua vida, com foto e legenda;

33) Fazer um cartaz de prevenção do coronavirus e pedir autorização para colar no elevador do prédio ou em algum lugar da casa;

34) Escrever todas as partes do corpo que você possui dois ou mais (olhos, pernas, dedos…);

35) Seriar e classificar de objetos (borrachas de cabelo, materiais escolares…);

36) Organizar a geladeira e a dispensa fazendo uma classificação (legumes, frutas, líquidos, secos…). Bater foto do antes e depois;

37) Organizar o armário de roupas, fazendo a mesma classificação e contabilizando as peças (aproveitar para separar para doação);

38) Fazer a relação de utensílios da casa: quantidade de garfos, facas, colheres, pratos, o que tem a mais ou a menos…;

39) Enviar números (como fichas) e propor que ordenem, joguem batalha dos números, escrevam por extenso, somem, diminuam, multipliquem, dividam – (pode ser feito a mesma coisa com as letras);

40) Criar problemas matemáticos com estes números enviados;

41) Resolver o problema do colega;

42) Pesquisar sobre algo do seu interesse (algum animal, artista, país…);

43) Entrevistar uma pessoa.

 

Para jogar:

44) Jogo da memória;

45) Leitura com a palavra na testa (coloca-se uma palavra na testa e se faz perguntas, até adivinhar o que está escrito);

46) Jogos de trilha (Banco Imobiliário, Jogo da Vida…);

47) Stop/Adedonha (sorteia-se uma letra para escrever nome, cor, cidade, objeto…);

48) Ratinho (deve-se fazer uma malha quadriculada de pontos. Cada jogador liga dois pontos. O objetivo é fechar o máximo de quadrados possíveis, e impedir que o outro jogador feche.);

49) Atividades de passatempo (cruzadinha, forca, caça-palavras);

50) Jogo de pontos e registro das rodadas e dos jogadores (vareta, Uno, dominó, Imagem e Ação…);

51) Nunca dez (para jogar é necessário dois dados e material dourado OU palitos. O jogador joga os dois dados, soma os pontos e pega o número de palitos ou de unidades. Aí é a vez do outro jogar. Toda vez que somar dez, deve-se trocar por uma dezena ou amarrar os palitos com um atilho. Veja este vídeo explicando como jogar.);

52) Elefante colorido (alguém chama: “Elefante colorido!” e a criança pergunta: “Que cor eu sou?”. Em seguida, a pessoa diz uma cor e a criança deve encontrar em algum objeto da casa).

Aproveite essas super dicas e inspire-se para fazer adaptações para a sua realidade!

Gostou do conteúdo? Então, curte e compartilha!

Abraço,

Clarissa e Camila

14 Comentários

  1. Avatar

    Parabéns pelo trabalho de vcs,é simplesmente maravilhoso fazer parte deste grupo😍😍😍😍😍

    Responder
  2. Avatar

    Muito feliz por está fz parte desse grupo.
    Clarissa vc é formidável.
    Tenho certeza de que otd que eu aprender. Será muito satisfatório a minha pratica pedagógica.
    Uma vez que sou Pedagoga e Alfabetizadora.
    Parabéns a td equipe.

    Responder
    1. Avatar

      Olá, Luciney, tudo bem?

      Nós que estamos muito felizes por tantas pessoas estarem buscando se aperfeiçoar nas suas práticas. 🥰
      Continue nos acompanhando que sempre temos novidades aqui no site.

      Abraços, Martha #EquipeClarissaPereira

      Responder
  3. Avatar

    Estou adorando Mestra Clarissa. Agradeço o retorno e as contribuições. Enriquecedoras. Parabéns pelo belíssimo trabalho!

    Responder
  4. Avatar

    Amei as dicas de atividades para enviarmos aos nossos alunos para aproveitarem esse período em casa e não entrarem em pânico. Parabéns!

    Responder
  5. Avatar

    Boa noite, Clarissa!!!
    Está sendo muito proveitosa a Semana da Alfabetização.
    Obrigada pelas sugestões de atividades.
    Beijos

    Responder
  6. Avatar

    Agradeço imensamente a vc Clarissa por esse trabalho maravilhoso! De estar transmitindo atividades e dicas que vão transformar a nossa pratica de ensinar.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *