10 dicas e estratégias protagonistas para a sua prática

Tempo de leitura: 5 minutos

As atividades pedagógicas representam uma parte preciosa do processo de ensino-aprendizagem e, atualmente, temos a possibilidade de inserirmos recursos tecnológicos para adaptá-las em qualquer formato de ensino (presencial, híbrido ou remoto)!

É importante que haja uma preocupação e um acompanhamento por parte dos educadores para que tais recursos sejam contextualizados e desempenhem um papel determinante no desenvolvimento das potencialidades e da socialização das crianças com procedimentos lúdicos planejados e implementados para atingir determinados objetivos de ensino.

Vejamos, então, algumas sugestões de atividades pedagógicas que trouxemos para o artigo de hoje e que podem ser acessados, na íntegra, assistindo à nossa live da Semana da Alfabetização, basta clicar aqui.

1. Brincadeira das mãozinhas

A brincadeira das mãozinhas é uma excelente ideia para trabalhar a consciência silábica dos seus alunos. Funciona da seguinte forma: em cada mãozinha, colocamos uma sílaba (das mais simples às mais complexas). A partir daí, uma boa sugestão é pedir aos alunos para pegarem algum objeto que contenha aquela sílaba (seja no início, no meio ou no final da palavra). Se quiser deixar a atividade ainda mais divertida, é possível orientá-los para buscar o objeto “engatinhando” ou até mesmo “pulando com um pé só”.

2. Ditado Relâmpago

O ditado relâmpago é uma maneira divertida de se trabalhar o tradicional ditado. Basta criar várias tirinhas com diferentes nomes, seguindo a intencionalidade específica da sua aula (animais, objetos, profissões etc.). Inicialmente, pode-se falar uma palavra para que os alunos encontrem em meio às tirinhas e, depois, pedir para que leiam, organizem e criem um banco de palavras com o termo encontrado. É uma forma um criativa e estimulante de atingir diferentes objetivos, como reforçar o que já foi ensinado ou, até mesmo, realizar um diagnóstico da turma!

3. Se os pingos de chuva…

Essa é uma atividade muito interessante para realizar com os alunos e MUITO simples de executar: bastam alguns papeizinhos grampeados em um guarda-chuva. É importante que em cada etiqueta conste uma palavra que faça sentido para a matéria que está sendo abordada.  Na sequência, pede-se aos alunos que façam um círculo e passem o guarda-chuva, de mão em mão, cantando a seguinte canção: “se os pingos de chuva, fossem pingos de palavras, que chuva gostosa seria?”. Quando a música parar, aquele aluno que ficou com o guarda-chuva deve retirar uma etiqueta e ler para a turma a palavrinha encontrada.

4. Roleta da leitura

A roleta da leitura pode ser utilizada de diversas formas, uma maneira muito legal de trabalhar com ela é através das adivinhas/charadas. Na roleta colamos os enigmas e para os alunos entregamos algumas possibilidades de resposta. Logo após, rodamos a roleta. O aluno que tiver a resposta da adivinha sorteada, deve colar seu papel no material e decifrar a questão para a turma.

5. Raspadinha da leitura

Como dito anteriormente, o lúdico é uma excelente forma de trabalhar com a alfabetização e o letramento, mas ele precisa ter contexto! A raspadinha traz como conceito a ideia da criança ir descobrindo as palavrinhas aos poucos, aguça a curiosidade e eles adoram!

 

 

6. Trava-línguas

O trava-línguas é composto por um conjunto de palavras que formam uma frase de difícil pronunciação. Ele possibilita o desenvolvimento da consciência fonológica e da leitura das crianças. Nessa atividade, colocamos diversos trava-línguas dentro de um bonequinho. Cada aluno tira uma frase e tentar ler com a melhor pronúncia possível. Aqueles que conseguirem ler mais rápido (e da maneira certa!), podem dar um nó na língua do boneco. Além de provocar uma disputa saudável, traz muitos risos e alegrias para a sala de aula. E, por fim, ainda é possível sistematizar o conteúdo com a apostila da turma.

7. Construindo um amigo de papel

Que criança não adora idealizar um amigo imaginário? Nessa atividade, a fantasia ganha forma e eles podem produzir um amigo de papel, literalmente, participando de todas as etapas: desenhar, colorir, escolher roupas, criar sua história etc. Ao final, devem escolher um nome para o seu boneco através do alfabeto móvel. Trabalhamos a leitura, a formação de palavras, identificação de letras e muito mais.

 

8. Caça aos insetos

Essa é uma atividade que se assemelha à ideia da brincadeira de caça ao tesouro, mas, aqui, as crianças devem procurar os insetos escondidos pela escola/casa e criar listas de classificação de cada espécie encontrada. Além de trabalhar a questão da linguagem, permite que a criança crie relações entre o espaço e o inseto encontrado.

9. Janelinha ou preguicinha

Já falamos aqui no site que a janelinha tem uma funcionalidade infinita! Podemos usar desde a Educação Infantil até o 5º ano. Trata-se de um simples envelope de papel com uma abertura lateral. Dentro, colocamos uma palavra e trabalhamos a decodificação/descoberta dos vocábulos que vão sendo formados gradativamente.

10. Salada de frutas

A salada de frutas é uma dica de atividade bem gostosa para trabalhar olfato, paladar, organização e letramento. A ideia por trás da atividade é construir uma salada divertida, registrando os nomes das frutas e a inicial de cada palavra com as crianças.  Ao trazer elementos novos para a sala de aula, tornamos possível uma imensidão de intervenções pedagógicas para identificar as estratégias mais eficiente em cada turma.

 

Se você curtiu as nossas dicas e já segue o nosso canal, sabe que as atividades mencionadas acima são apenas referenciais que podem (e devem) ser adaptadas para a sua realidade e para o seu protagonismo.

Siga @clarissapereirapedagoga nas redes sociais. Lá nós damos dicas todos os dias para deixar a sua prática de sala de aula mais leve e doce.

Grande abraço,

Iara Rodrigues

(Texto redigido por Iara Rodrigues e revisado por Daiane Garcia).

2 Comentários


  1. Bom dia. Estou tentando ensinar meus.netinhos a ler ,. A menina de 6anos ,o menino de 5. Tá difícil eles conhecem todo o alfabeto mas tem preguiça. Aqui em casa eles querem e brincadeira ☺️☺️☺️. O eu faço?

    Responder

    1. Olá, Maria, tudo bem?

      Sugiro que você dê uma olhada no nosso canal do youtube, lá tem diversos vídeos que podem te ajudar.
      Canal Clarissa Pereira Pedagoga.

      Abraços, Martha
      #EquipeClarissaPereira

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *