06 maneiras de usar as fichas sobrepostas

Tempo de leitura: 3 minutos

O que são as fichas escalonadas/sobrepostas e como elas podem ampliar o entendimento sobre o Sistema de Numeração Decimal?

Em primeiro lugar, importante ressaltar que não existe pensar matematicamente sem um material concreto, especialmente quando se trata do desenvolvimento do raciocínio lógico em crianças.

Em segundo lugar, as fichas sobrepostas têm esse nome, porque possibilitam que os números sejam trabalhados ao se posicionar um por cima do outro.

Para realizar as propostas a seguir, você precisará de um conjunto de fichas que permitam escrever os números de 0 a 99.999. Lembre-se que, a depender da intencionalidade e do contexto, será possível utilizar menos algarismos. Você pode baixar uma matriz desse material clicando aqui.

Dica de ouro: se as cores de cada ordem (unidades, dezenas, centenas e milhares) forem diferentes, mais fácil ficará para que o aluno possa visualizar a forma correta de sobrepor perfeitamente um algarismo no outro.

Assim, vamos às 06 possibilidades de intervenção dessa estratégia prática!

1ª) COMPOSIÇÃO:  A composição de números nada mais é do que uma forma de se construir/formar os números com a sobreposição dos algarismos presentes nas fichas.

2ª) DECOMPOSIÇÃO: É o inverso do processo acima, porém, possui um conceito mais amplo do que simplesmente desmembrar o número. Seu raciocínio exige que seja possível identificar qual posição cada algarismo está ocupando naquela formação numérica.  Vejamos o exemplo da foto abaixo:

– Quem está ocupando a classe do milhar? Número 2.
– Quantos milhares nós temos? Temos 2 milhares.
– Quem está ocupando a ordem das centenas? Número 1.
– Quantas centenas nós temos? Temos 21 centenas.

Assim, as habilidades desenvolvidas contribuem para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e, também, para o desenvolvimento de estratégias de cálculo desde cedo.

03ª) REDIGIR OS NÚMEROS POR EXTENSO: Esse procedimento, apesar da sua simplicidade, é muito importante para fazer os alunos refletirem sobre a natureza dos números.

04ª) EXPLICAR A IMPORTÂNCIA DO VALOR POSICIONAL: O valor  posicional de um número depende da ordem em que o algarismo se encontra. Por isso, é fundamental mostrar aos alunos que algarismo iguais podem formar números diferentes. Por exemplo: o número zero!

05ª) BATALHA DOS NÚMEROS: A batalha dos números é uma atividade lúdica que funciona da seguinte forma: divide-se todos os algarismos em três grupos (unidades, dezenas e centenas). Em seguida, cada aluno tira uma ficha, de forma aleatória, desses grupos. Feito isso, os alunos deverão formar o maior número possível com as fichas retiradas. Aquele que formar o maior número, ganha e leva as fichas dos demais colegas.

06ª CÁLCULOS ARITMÉTICOS) É possível realizar a introdução de cálculos aritméticos simples, como a adição e subtração, que serão a base para a aprendizagem de habilidades matemáticas mais complexas no futuro.

Se você curtiu as nossas dicas e se interessa pelo assunto, clique aqui e conheça o MAP – Matemática na Prática.

Gostou do conteúdo? Então, curte e compartilha!

Siga @clarissapereirapedagoga nas redes sociais. Lá nós damos dicas todos os dias para deixar a sua prática de sala de aula mais leve e doce.

Grande abraço,

Iara Rodrigues

(Texto redigido por Iara Rodrigues e revisado por Camila Oliveira).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *