03 dicas práticas para trabalhar a consciência fonológica na alfabetização

Tempo de leitura: 2 minutos

Você sabe o que é consciência fonológica e por que ela é tão essencial na alfabetização?

Imagine a seguinte situação: você preparou um delicioso bolo de chocolate e, ao colocá-lo no forno, percebeu que havia se esquecido de acrescentar o fermento na massa. Xiii… Tarde demais!

Se por um lado podemos dizer que a alfabetização é o nosso bolo e a consciência fonológica o seu fermento, por outro, é importante lembrar que nem só de fermento uma massa de bolo é feita.

Por isso, a consciência fonológica não é um método, mas sim uma habilidade. Afinal de contas, ela, isoladamente, não é suficiente para que a criança domine o SEA (Sistema de Escrita Alfabética). É fundamental que o professor também estimule a compreensão leitora, a oralidade, a ortografia, dentre outras competências.

Significa dizer que a consciência fonológica, como toda habilidade, precisa ser desenvolvida para que o aluno seja capaz de reconhecer e manipular, de forma consciente, os sons que compõem a fala.

Sendo útil, assim, não apenas na alfabetização, mas também na educação infantil, uma vez que, desde os 4 anos de idade, as crianças já podem começar a brincar com as palavras.

E como fazer para estimular essa tal consciência fonológica então?!

É aí que entram as três dicas que te acompanharão durante toda a sua jornada protagonista na alfabetização:

 

  • Rimas: brincar com as palavras, observando os pedaços sonoros que se formam.

Ideias práticas: brincar com cantigas e parlendas, explorar o que rima com nome do aluno, parear palavras que rimam etc.

  • Aliterações: brincar com o início das palavras.

Ideias práticas: trava-línguas, jogos para identificar quais imagens começam com a mesma inicial, qual o intruso? Etc.

  • Sílabas/Palavras: brincar com os fonemas que compõem a palavra.

Ideias Práticas: Encontrar palavras que se escondem dentro de outras palavras, elaborar listas de palavras, jogo da forca, palavra secreta etc.

 

Uma vez que se compreende que a Consciência Fonológica é uma habilidade composta por diferentes níveis, queremos te dar algumas dicas para desenvolver todos eles na Semana da Alfabetização, um evento 100% on-line e gratuito, de 26 de abril a 2 de maio. Para se inscrever, basta clicar aqui.

Gostou do conteúdo? Então, curte e compartilha!

Siga @clarissapereirapedagoga nas redes sociais. Lá nós damos dicas todos os dias para deixar a sua prática de sala de aula mais leve e doce.

Abraços!
Iara Rodrigues

(Texto redigido por Iara Rodrigues e revisado por Camila Oliveira).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *